Ligação de Hidrogênio


Ligação de hidrogênio


Quando em uma molécula tivermos o átomo de hidrogênio ligado a um dos três elementos mais eletronegativos (F, O, N) haverá uma grande polarização dessa ligação, o que acarretará no hidrogênio uma grande deficiência de elétrons.
Essa deficiência leva o hidrogênio a interagir com o par de elétrons de outra molécula vizinha, resultando em uma interação muito forte entre as moléculas chamada de ligação de hidrogênio. Esta é uma interação mais forte do que as forças dipolo-dipolo.
Observe a animação abaixo. Nela estão representadas moléculas de água. As ligações de hidrogênio são formadas entre os átomos de hidrogênio e de oxigênio de moléculas diferentes.


ASSISTA TAMBÉM A VÍDEO AULA SOBRE ESSE TEMA
      


...UM POUCO SOBRE...
Ligação de hidrogênio e Tensão superficial

A tensão superficial ocorre na superfície da água devido a uma força de interação entre as suas moléculas tanto do interior quanto da superfície. As moléculas superficiais sofrem interação somente com as moléculas de água vizinhas, e no interior há interações com moléculas de todas as direções, o que causa a formação de uma camada na superfície do líquido que se comporta como uma membrana elástica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário