Ligação Metálica

Ligações Metálicas

Substâncias metálicas são aquelas formadas exclusivamente por átomos de elementos metálicos.
As substancias metálicas conduzem a eletricidade tanto no estado sólido quanto no líquido. Na sua maioria, elas apresentam altos pontos de fusão e de ebulição.




A tabela abaixo mostra os valores de condutividade elétrica de alguns metais:



Uma vez que os metais são bons condutores de corrente elétrica, é de se esperar que eles possuam em sua estrutura elétrons livres para se movimentar. Esta é uma das evidencias que conduziram à elaboração do modelo da ligação química existente nos metais.
Um metal sólido é constituído por átomos metálicos em posições ordenadas com seus elétrons de valência livres para se movimentar por todo metal. Assim, temos um “amontoado” organizado de íons metálicos positivos mergulhados em um “mar de elétrons” livres. Esse é o chamado modelo do mar de elétrons, que explica a condutividade elétrica dos metais.

Ligas Metálicas
Ligas metálicas são misturas sólidas de dois ou mais elementos, sendo a totalidade, ou pelo menos a maior parte dos átomos presentes, dos elementos metálicos. 

·     Ouro 18 quilates é uma liga de cobre e ouro;
  

·     Bronze é uma liga de cobre e estanho;

·     Latão é uma liga de cobre e zinco;

·     Aço é uma liga de ferro com pequena quantidade de carbono;



Propriedades dos metais
·     Brilho característica. Quando polidos, os metais refletem muito bem a luz.
·     Alta condutividade térmica e elétrica. São propriedades que dependem aos elétrons livres. Seu movimento ordenado constitui a corrente elétrica e sua agitação permite a rápida propagação do calor através dos metais.
·     Altos pontos fusão e de ebulição. Em geral, são características dos metais. Isso se explica pelo alto grau de união entre os átomos, consequência da existência do mar de elétrons.
·     Maleabilidade. Metais são muito maleáveis, ou seja, fáceis de transformar em lâminas.
·     Ductibilidade. Metais também são muito dúcteis, isto é, fáceis de transformar em fios.
·     Resistência à tração. O ferro (sob a forma de aço) é um exemplo de metal que apresenta grande resistência a tração, o que permite sua utilização em cabos de elevadores e em construção civil, na mistura com o concreto (concreto armado).  

O que acha de aprender um pouco mais?
Clique na imagem.



Que tal uma corrida? Mas para isso, você deve saber um pouco sobre as ligações metálicas... Vamos tentar?

ASSISTA TAMBÉM A VÍDEO-AULA SOBRE ESSE TEMA.

3 comentários: